Objetivo Geral:
O curso de Capacitação Avançado em Preenchimento Facial
Full Face e Bioestimuladores de Colágeno tem como
objetivo capacitar os cirurgiões-dentistas a aplicar
clinicamente a toxina botulínica e os biomateriais de
preenchimento/estímulo de colágeno, de maneira a
assegurar a prática profissional de forma ampla e segura,
respeitando o limite de atuação do campo profissional,
conforme a resolução 198/2019, do Conselho Federal de
Odontologia.
Objetivos específicos: Não se aplica
Conteúdo Programático:
Legislação;
Anatomia de cabeça e pescoço;
Anatomia dos músculos faciais e mastigatórios;
Anatomofiosiologia da pele;
Fisiopatologia do envelhecimento orofacial;
Equilíbrio estético e funcional do sistema estomatognático;
Toxina Botulínica:
Farmacologia e mecanismo de ação;
Indicações e contraindicações;
Origem, ação e metabolização da Toxina Botulínica tipo A;
Fármacos disponíveis no mercado;
Técnicas, instrumentos e materiais empregados na terapêutica com toxina;
Diagnóstico, estudo e planejamento de casos clínicos (Protocolo Fotográfico e Videográfico e diagrama facial);
Técnicas de reconstituição/diluição, aplicação, armazenamento e transporte;
Protocolos avançados: lifting com toxina, toxina 1/3 inferior da face, efeito Nefertiti, lifting de sobrancelha;
Possíveis efeitos colaterais, intercorrências e manejo de complicações;
Consentimento informado e orientações pré/pós-operatórias;
Biomateriais de Preenchimento:Histórico;
Materias preenchedores: conceitos básicos, requisitos, propriedades, marcas comerciais;
Indicações e contraindicações;
Armazenamento, técnicas, instrumentos e materiais empregados nos preenchimentos;
Diagnóstico, estudo e planejamento de casos clínicos (Protocolo Fotográfico e Videográfico, diagrama facial e diagrama labial, marcação);
Técnicas anestésicas
relacionadas;
Biomodelação Orofacial com ácido hialurônico: 8 point
lift (MD Codes), preenchimento temporal, zigomático/malar,
subocular (olheiras), mento, ângulo e contorno
mandibular, nariz, lábios e região perioral;
Protocolos, dosagens e técnicas de aplicação dos
materiais de preenchimento;
Possíveis intercorrências e manejo de complicações;
Consentimento informado e orientações pós-operatórias;
Bioestimuladores de Colágeno:
Ácido Poli-l-lático (Sculptra®)
- Histórico
- Propriedades físico-químicas
- Mecanismo de ação
- Indicações e contraindicações
- Reconstituição, preparo e armazenamento do produto
- Técnicas de aplicação: agulhas e/ou cânulas
- Cuidados pós-operatórios
- Efeitos Adversos/Complicações
Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse® e
Rennova Diamond®)
- Histórico
- Propriedades físico-químicas
- Mecanismo de ação
- Biocompatibilidade e Osteogenicidade
- Indicações e contraindicações
- Reconstituição e preparo
- Técnicas de aplicação:
ü bioestimulação de colágeno
ü volumização da face (pontos de sustentação)
ü contorno mandíbular
- Cuidados pós-operatórios
- Efeitos Adversos/Complicações
Policaprolactona (Ellansé®)
- Histórico
- Propriedades físico-químicas
- Mecanismo de ação
- Indicações e contraindicações
- Reconstituição e preparo
- Locais e planos de aplicação:
- Cuidados pós-operatórios
- Efeitos Adversos/Complicações
Prática laboratorial, demonstração e prática clínica.
Justificativa:
Considerando o Código de Ética da Odontológica no artigo 2°, que diz que “a Odontologia é uma profissão que se exerce em benefício da saúde do ser humano e da coletividade […]”, o artigo 5° Inciso I, do mesmo código onde afirma que constitui direito fundamental do profissional da odontologia “diagnosticar, planejar e executar tratamentos, com liberdade de convicção, nos limites de suas atribuições, observados o estado atual da Ciência e sua dignidade profissional” e o artigo 9°, Inciso VI onde prevê como dever fundamental do cirurgião-dentista “manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnico-científicos e culturais, necessários ao pleno desempenho do exercício profissional”.
Considerando a Resolução CFO 176/16 que estabelece no artigo 1°, § 1º que “A área anatômica de atuação clínico-cirúrgica do cirurgião-dentista é superiormente ao osso hioide, até o limite do ponto násio (ossos próprios de nariz) e anteriormente ao tragus, abrangendo estruturas anexas e afins” e no § 2º que “Para os casos de procedimentos não cirúrgicos, de finalidade estética de harmonização facial em sua amplitude, inclui-se também o terço superior da face”, e o fato de a demanda de serviços estéticos no Brasil cresce a índices superiores a 100%, segundo o Sindicato dos Empregadores em Empresas e Profissionais Liberais em Estética e Cosmetologia.
Conclui-se que está área de atuação é um importante fator de desenvolvimento da formação profissional do cirurgião-dentista, além de contribuir com o desenvolvimento nas diferentes regiões do país sob o ponto de vista econômico e social.
Coordenador do Curso:
Profa. Dra. Alessandra Cesar Trindade CRO-RS 10.673/ CRO-PR 30.166
Professores:
Profa. Dra. Alessandra Cesar Trindade - CRO-RS 10.673
Mini currículo:
Doutora em Endodontia FO/PUCRS, Mestre em Endodontia FO/ULBRA, Especialista em Endodontia FO/UFSC, Habilitada em Laserterapia CFO, Habilitada em Ozonioterapia FAPES, Pós Graduada em Harmonização Orofacial, Esteticista Facial IBECO/SP, Professora Coordenadora de cursos de Habilitação em Laserterapia, Professora e Coordenadora Especialização em Harmonização Orofacial, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia.Prof. Cristina Rech Feldmann - CRO-RS 10.230
Mestranda em Periodontia FO/São Leopoldo Mandic - Campina/SP, Pós Graduada em Harmonização Orofacial, Especialização em Harmonização Orofacial, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia, Membro da Academia Brasileira de Estética Orofacial, Membro da Associação Brasileira de Ozonioterapia.