ESPECIALIZAÇÃO EM HARMONIZAÇÃO OROFACIAL - TURMA 01

 

Dr. Jean Carlos Santos - CRO PR 12190
COORDENADOR DO CURSOS DE HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

“Este curso tem como objetivo de capacitar o cirurgião-dentista para realização de tratamentos funcionais e estéticos na reabilitação oro-maxilo-facial integrando as demais especialidades odontológicas à utilização da toxina botulínica e de materiais preenchedores, além de todos os procedimentos que objetivam melhorias funcionais e estéticas faciais dentro da área anatômica de atuação da Odontologia.

Considerando a Resolução CFO 176/16 que estabelece no artigo 1°, § 1º que “A área anatômica de atuação clínico-cirúrgica do cirurgião-dentista é superiormente ao osso hioide, até o limite do ponto násio (ossos próprios de nariz) e anteriormente ao tragus, abrangendo estruturas anexas e afins” e no § 2º que “Para os casos de procedimentos não cirúrgicos, de finalidade estética de harmonização facial em sua amplitude, inclui-se também o terço superior da face”,  e o fato de a demanda de serviços estéticos no Brasil cresce a índices superiores a 100%, segundo o Sindicato dos Empregadores em Empresas e Profissionais Liberais em Estética e Cosmetologia. Conclui-se que esta área de atuação é um importante fator de desenvolvimento da formação profissional do cirurgião-dentista, além de contribuir com o desenvolvimento nas diferentes regiões do país sob o ponto de vista econômico e social”.

ALGUNS DOCENTES E CONTEÚDOS DESTA TURMA:


Dr. Ademir Franco - CRO 22156
BIOÉTICA: Nesta primeira disciplina do curso temos o objetivo de
capacitar o cirurgião-dentista para tomadas de decisões éticas no âmbito clínico considerando os procedimentos terapêuticos estéticos e funcionais inerentes à harmonização orofacial. Relembrar instruções contidas no Código de Ética Odontológica para a boa prática clínica e a boa relação paciente/profissional. Entender a atuação clínica do Cirurgião-dentista prevista pela Lei 5.081/66. Identificar condutas adversas que venham a infringir o Código de Ética Odontológica ou a Lei 5.081/66. Perceber a estreita relação entre a Bioética Principialista e a Bioética de Intervenção com a correta prática clínica odontológica.

Dra. Melissa Rodrigues de Araujo – CRO PR – 15.095
ANATOMIA TOPOGRÁFICA APLICADA HARMONIZAÇÃO OROFACIAL:

Nesta disciplina temos o objetivo de
capacitar o cirurgião-dentista na identificação dos detalhes anatômicos de importância para a prática da harmonização orofacial, lipoplastia facial (Bichectomia), com enfoque na Anatomia da superfície, musculatura da expressão facial, da mastigação, músculos supra-hioideose do pescoço, sua profundidade em relação à pele, bem como na  inervação sensitiva e motora da face, e também suas relações topográficas com estruturas de importância na prática da Harmonização orofacial, como o corpo adiposo da bochecha, cartilagens do nariz, globo ocular e vasos sanguíneos da face do pescoço.

NEUROANATOMIA APLICADA HARMONIZAÇÃO OROFACIAL:
Nesta disciplina temos o objetivo de
conscientizar o cirurgião-dentista da importância da localização das estruturas anatômicas do SNC (Sistema Nervoso Central) e do SNP (Sistema Nervoso Periférico). O estudo do cerebelo e das áreas corticais do cérebro mostrara sua importância na coordenação motora, bem como as áreas responsáveis pela motricidade da face, bem como das mãos (importante para o controle psicomotor do profissional, que irá aplicar a toxina botulínica e os materiais preenchedores. O estudo do SNP, sobretudo as terminações nervosas, auxiliará os profissionais na compreensão do das vias proprioceptivas, bem como facilitará a compreensão da propagação do estímulo nervoso da dor. O estudo do SNC também irá facilitar a compreensão dos diferentes tipos de cefaleia.

Dr. Manoel Carlos Toth Quintilham
HISTOFISIOLOGIA APLICADA HARMONIZAÇÃO OROFACIAL:
Nesta disciplina temos o objetivo de
conscientizar o cirurgião-dentista da importância do reconhecimento das estruturas histológicas fundamentais e seu funcionamento básico, de forma a evitar acidentes e/ou complicações na prática da Harmonização orofacial, mediante o conhecimento das estruturas histológicas da face e do pescoço. Para isso, torna-se importante o conhecimento dos tecidos, correlacionando morfologia e funções na prática da harmonização orofacial.

Dr. Joslei Carlos Bohn / CRO-PR 23607
BIOSSEGURANÇA EM ODONTOLOGIA:

Nesta disciplina temos o objetivo de
Possibilitar ao Cirurgião Dentista a atualização dos conceitos em biossegurança. Atualizar profissional referente às principais doenças e formas de contaminação. Atualizar o profissional no que se refere aos conceitos em biossegurança e capacitar o profissional quanto à paramentação cirúrgica, montagem e manutenção de um ambiente biosseguro. 

 

 

 

« VOLTAR