III Journal Club – FORENSICS

 

Início: 10 de março de 2018

Término: 14 de julho de 2018.

Duração: 5 meses

(Dias de aulas: 10/03/2018; 14/04/2018; 12/05/2018; 16/06/2018 e 14/07/2018).

Periodicidade: Mensal (Sábados)

Turno: Sábados (08h – 17h)

Carga horária total: 40 horas 

 

** Este curso terá neste momento 5 módulos de 8hs/cada, podendo ser cursados, individualmente, ou o curso completo de 40hs/aula**. 

 

Coordenador e Docente: Dr. Ademir Franco - CRO 22.156  
Graduado como Cirurgião-Dentista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba/PR (2011). Mestre em Odontologia Forense pela Katholieke Universiteit Leuven, Leuven/Bélgica (2012). Doutor em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba/PR (2016). Doutor em Ciências Biomédicas – Odontologia Forense pela Katholieke Universiteit Leuven, Leuven/Bélgica (2016). Consultor Estadual da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal (ABOL). Membro do Forensic Odontologists for Human Rights. Odontolegista e Gerente Regional na empresa Kenyon International Emergency Services. Professor na Universidade Federal do Paraná.

Possui experiência acadêmica e pericial em Odontologia Legal, atuando no mortuário do Hospital Gasthuisberg (Leuven/Bélgica). Perito Judicial no âmbito cível e trabalhista. Autor de mais de 70 artigos científicos e 2 capítulos de livros. Editor e revisor de periódicos nacionais e internacionais.
 

Público-alvo:
Alunos de Graduação, Pós-Graduação e profissionais de todas as áreas interessados em expandir seus conhecimentos em Odontologia Legal e Antropologia Forense.


Metodologia:
O III Journal Club – Forensics segue um modelo de abordagem de ensino e aprendizagem comumente explorados em universidades Europeias. Neste modelo, temas polêmicos e recentes da literatura acadêmica nacional e internacional são discutidos periodicamente com base em evidências científicas. Em específico, os alunos terão contato com a Odontologia Legal e a Antropologia Forense por meio de aulas teóricas e práticas, assim como por meio de metodologias ativas. Material de apoio (artigos científicos e apostila) será fornecido para fundamentar o estudo contínuo durante e até mesmo após o curso.


Justificativa:
A Odontologia legal é a especialidade Odontológica desenvolvida na interface com o Direito. Esta especialidade ganhou maior notoriedade nos últimos anos por permitir que o Cirurgião-Dentista possa extrapolar os limites da clínica Odontológica e atuar frente a necessidades sociais e à segurança pública. Neste contexto, sua importância se dá frente a diversas situações, dentre elas a identificação de corpos (incluindo desastres em massa), o exame de estimativa de idade (combinado à Antropologia Forense), a análise de marcas de mordida, e as perícias cíveis, administrativas e trabalhistas. Desta forma, o II Journal Club - Forensics visa ampliar o conhecimento do Cirurgião-Dentista que almeja alternativas de atuação profissional.  


Objetivo:
Fornecer ao Cirurgião-Dentista a possibilidade de ampliação de conhecimento em Odontologia Legal e Antropologia Forense por meio de discussões periódicas acerca de tópicos relacionados a ambos os temas. Seguindo padrões propostos no formato Journal Club, as discussões serão embasadas por literatura científica em aulas teóricas e práticas. Dentre as capacidades desenvolvidas ao final de cada encontro, destaca-se a possibilidade de compreender alguns dos campos de atuação odontolegais.

 

Conteúdo Programático:

Módulo I - Identificação Humana; Manejo de Vítimas de Desastres em Massa; Protocolo INTERPOL; Imaginologia Forense; Lições Obtidas do Atentado Terrorista em Bruxelas; Simulação do Processo de Identificação Humana Odontolegal.

Módulo 02 - Antropologia Forense; Estimativa de Idade Dental e Esquelética; Estimativa da Estatura; Determinação do Sexo; Investigação da Ancestralidade; Imaginologia aplicada à Antropologia Forense; Simulação do Processo de Reconstrução do Perfil Antropológico.

Módulo 03 - Direito Biomédico aplicado à Odontologia; O Papel da Perícia no Âmbito Legal; Noções de Direito Cível e Penal; Código de Ética Odontológica; Código de Processo Ético.

Módulo 04 - Anatomia Cirúrgica de Cabeça e Pescoço; Anatomia Radiográfica de Cabeça e Pescoço; Vias de Acesso para Necropsias Odontológicas; Tanatologia Forense; Traumatologia Forense.

Módulo 05 - Metodologia para a Análise de Marcas de Mordida em pele Humana; Metodologia para a Análise de Marcas de Mordida em Alimentos; Aplicação de Imaginologia 2D e 3D; Simulação Utilizando Pele Artificial, Alimentos e Objetos; Unicidade da Dentição Humana em Marcas de Mordida; Panorama Atual.

 

 

« VOLTAR