Curso de extensão em Princípios Práticos de Cirurgia

 


 

Objetivo Geral:

Possibilitar ao Cirurgião Dentista e ao estudante de Odontologia o reforço de práticas cirúrgica, visando ao aperfeiçoamento de habilidades manuais para a realização de procedimentos cirúrgicos.

 

Objetivos Específicos

· Observação crítica de estruturas anatômicas do sistema estomatognático de importância para a realização de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais;

· Organização do ambiente cirúrgico ambulatorial;

· Possibilitar aos alunos a aplicação prática na rotina da clínica odontológica.

 

Conteúdo Programático:

· Módulo 1 – Instrumentação cirúrgica, manipulação de instrumentais e técnicas de anestesia

Organização da clínica para procedimentos cirúrgicos;

Biossegurança;

Conceitos básicos de instrumentação cirúrgica voltada para odontologia;

Manipulação de instrumentais

Anestésicos tópicos e locais;

Anatomia e estruturas de interesse cirúrgico-odontológico;

Instrumentais e materiais de interesse;

Técnicas de infiltração de anestésicos locais.

 

· Módulo 2 – Técnicas de Diérese e Biópsias

Instrumentais e materiais de interesse;

Noções de diérese (incisões, descolamento e divulsão);

Técnicas básicas de biópsia (incisional e excisional);

Simulação de técnicas de incisão e divulsão em língua bovina;

Simulação de biópsias (incisional e excisional) em língua bovina.
 

· Módulo 3 – Técnicas de Síntese

Feridas traumáticas e feridas cirúrgicas;

Instrumentais e materiais de interesse;

Hemostasia;

Síntese x Sutura;

Noções de síntese (com foco tecidos moles): nó de cirurgião, suturas individuais e suturas contínuas;

Suturas individuais em língua bovina: simples, em “X”, Wolf e Donatti;

Suturas contínuas em língua bovina: chuleio e festonada.

 

Justificativa:
A rotina da Clínica Odontológica exige que os Cirurgiões Dentistas, bem como os estudantes de Odontologia, tenham conhecimentos práticos sólidos para seu exercício diário. Não obstante, a prática dos procedimentos cirúrgicos ambulatoriais demanda o domínio das técnicas operatórias para sua execução com agilidade e segurança. O curso de Extensão “Princípios Práticos de Cirurgia” permite a profissionais e estudantes o aperfeiçoamento e reforço de tais técnicas, através da observação crítica de estruturas anatômicas do sistema estomatognático de importância para a realização de procedimentos do cotidiano da profissão. Possibilita, ainda, o aprimoramento de habilidades manuais e de organização do ambiente cirúrgico ambulatorial.  Além disso, a Lei Federal 5081/1966 prevê, no inciso VI do Artigo 9º, como dever fundamental do Cirurgião Dentista “manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnico-científicos e culturais, necessários ao pleno desempenho do exercício profissional”.

Coordenador do Curso:
JOSLEI CARLOS BOHN CRO-PR 23.607


Professores:

JOSLEI CARLOS BOHN CRO-PR 23.607
Mini currículo:

Graduado em Administração Internacional de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba/PR, 2006). Graduado como Cirurgião Dentista pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba/PR, 2013). Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais pelo Hospital Erasto Gaertner (Curitiba/PR, 2016). Aperfeiçoamento em Implantodontia pela Prime Educação Continuada (Curitiba/PR, 2017). Mestre em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba/PR, 2017). Docente convidado em Cirurgia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (Curitiba/PR, 2017-2018). Coordenador do curso de Técnicas Operatórias e Docente da VETA – Escola de Pós-Graduação (Curitiba/PR, 2017-2018). Membro do corpo clínico do Hospital São Vicente (Curitiba/PR, 2016-2018). Membro do corpo clínico do Hospital Vita BR (Curitiba/PR, 2016-2018). Membro do corpo clínico do Hospital Pilar (Curitiba/PR, 2016-2018). Analista Técnico em Odontologia do Sesi/PR (Curitiba/PR, 2017-2018). Pesquisador em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, Estomatologia e Cancerologia Odontológica. Possui 05 anos de experiência clínica em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, Estomatologia, Laserterapia e Odontologia Hospitalar.

 

LARISSA BALBO ZAVAREZ CRO-PR 23
Mini currículo:

Graduada como Cirurgião Dentista pela Universidade Estadual de São Paulo (Araçatuba/SP, 2012). Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais pelo Hospital Erasto Gaertner (Curitiba/PR, 2016). Mestre em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba/PR, 2017). Docente da VETA – Escola de Pós-Graduação (Curitiba/PR, 2017-2018). Membro do corpo clínico do Hospital São Vicente (Curitiba/PR, 2016-2018). Membro do corpo clínico do Hospital Vita BR (Curitiba/PR, 2016-2018). Membro do corpo clínico do Hospital Pilar (Curitiba/PR, 2016-2018). Pesquisador em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, Estomatologia e Cancerologia Odontológica. Possui 05 anos de experiência clínica em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais.

 

 

 

« VOLTAR