Curso de Aperfeiçoamento em Resinas Compostas – Lentes de contato diretas – Turma I

 

Objetivo Geral
Transmitir aos participantes informações atualizadas e consolidadas sobre os principais tópicos da Odontologia Estética Integrada, de forma clara e clinicamente objetiva. Elaboramos um programa especial, realmente diferenciado, que abrange assuntos da atualidade clínica, para os quais a ciência determinou significantes modificações de conceitos e técnicas ao longo dos últimos anos.

Conteúdo Programático:

· Fundamentação científica da adesão em estruturas dentárias;
· Polímeros em odontologia – propriedades físicas/químicas;
· Sistemas adesivos e resinas compostas de última geração;
· Restaurações de classe i, ii, iii, iv e v;
· Colagens de fragmentos (fraturas dentais);
· Técnicas estratificadas para reconstrução de dentes anteriores;
· Facetas diretas;
· Restaurações de lesões cervicais não cariosas;
· Clareamento dentário;
· Pinos pré-fabricados e cimentação;
· Cerâmicas utilizadas em odontologia;
· Facetas laminadas em dentes anteriores;
· Lentes de contato em dentes anteriores;
· Restaurações parciais indiretas em dentes posteriores;
· Percepção visual, seleção de cores e fatores relacionados;
· Proporções estéticas (faciais, dento-faciais e dentárias);
· Remodelação dentária (por acréscimo e desgaste);
· Fechamento de diastemas;
· Reabilitação estética e funcional da guia anterior;
· Aula final – Confraternização e entrega dos certificados.

 

Justificativa:
Considerando o Código de Ética da Odontológica no artigo 2°, que diz que “a Odontologia é uma profissão que se exerce em beneficio da saúde do ser humano e da coletividade […]”, o artigo 5° Inciso I, do mesmo código onde afirma que constitui direito fundamental do profissional da odontologia “diagnosticar, planejar e executar tratamentos, com liberdade de convicção, nos limites de suas atribuições, observados o estado atual da Ciência e sua dignidade profissional” e o artigo 9°, Inciso VI onde prevê como dever fundamental do cirurgião-dentista “manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnico-científicos e culturais, necessários ao pleno desempenho do exercício profissional”. Considerando a Resolução CFO 176/16 que estabelece no artigo 1°, § 1º que “A área anatômica de atuação clínico-cirúrgica do cirurgião-dentista é superiormente ao osso hioide, até o limite do ponto násio (ossos próprios de nariz) e anteriormente ao tragus, abrangendo estruturas anexas e afins” e no § 2º que “Para os casos de procedimentos não cirúrgicos, de finalidade estética de harmonização facial em sua amplitude, inclui-se também o terço superior da face”, e o fato de a demanda de serviços estéticos no Brasil cresce a índices superiores a 100%, segundo o Sindicato dos Empregadores em Empresas e Profissionais Liberais em Estética e Cosmetologia.                                Conclui-se que está área de atuação é um importante fator de desenvolvimento da formação profissional do cirurgião-dentista, além de contribuir com o desenvolvimento nas diferentes regiões do país sob o ponto de vista econômico e social.

Coordenador do curso:
PROF. DR. MARCELO AGNOLETTI PEREIRA - CRO-SP 84.710
 

Professores:

PROF. DR. MARCELO AGNOLETTI PEREIRA - CRO-SP 84.710
Mini currículo:

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (1993) e Especialização em Dentística Restauradora FUNBEO-FOB-USP-Bauru; Mestrado em Dentística Restauradora FOB-USP; Doutorado em Dentística Restauradora FO-USP. Atualmente é coordenador de especialização em Dentística Restauradora FACOP - SP. E mantém clínica particular.

 

 

« VOLTAR